quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Maha Shivaratree

Desde o começo da semana passada ate segunda-feira desta semana o pais todo estava em festa com a celebração do Maha Shivaratree. Eh um festival Hindu em comemoração ao Deus Shiva. A principal idea eh fazer uma pelegrinacao ateh o lago sagrado, recolher a agua e levar para as rezas no templo. O festival eh de origem sul-indiana, onde varias pessoas caminham ate o Rio Gandhi demonstrando um sacrifio em homenagem ao Deus.

Em Mauritius também há um lago sagrado, Grand Bassin ou Ganga Talao em Hindi, onde há algum tempo atrás trouxeram um pouco da agua do Rio Gandhi para ca. Bom, as pessoas fazem a mesma coisa por aqui e nos resolvemos acompanha-los :)

No sábado caminhamos por 6 horas(!) ate chegar a Grand Bassin. Mas eh muito bonito de ver, varias pessoas na rua, todo mundo vestindo branco e algumas pessoas carregando os ‘Kanwars’
(umas alegorias de madeiras representando diferentes regiões da Ilha). Sim, eles vao carregando essas alegorias ateh o local e depois voltam! E tem pessoas que saem no norte da Ilha, que ficam uns 3 dias caminhando ateh chegar ao local. Alguns desses grupos cantam e dançam no meio do caminho também.

Bom, foi a forma mais bizarra de celebrar o Carnaval para mim... e principalmente porque, por ser um festival religioso, não tinha bebida alcoólica e soh comida vegetariana. Ahh, mas na verdade confesso que a comida foi uma das melhores partes! No meio do caminho ate Grand Bassin há vários templos e em cada templo as pessoas nos dão comidas e bebidas a vontade, muito bom! Eu acabei me acostumando com temperos bizarros indianos, mas os doces eu nao consigo comer, são muito ruins... Nos templos também tem locais para descansar, então podemos parar um pouco quando estávamos cansados. Ah, e fomos durante a noite, porque durante o dia eh muito quente! E na volta fomos de onibus mesmo, sem condicoes de caminhar mais 6h... Acabamos chegando em casa lah por 7h30 da manha de domingo. Eh estimado que em torno de 250,000 vão a Grand Bassin todos os anos.

Eh engraçado o que a gente se submete a fazer quando estamos em intercâmbio, nunca fui a nenhuma romaria ou algo do tipo do Brasil e nem pretendo ir...

Aqui vão algumas fotinhos :)





1



















2 comentários:

Dani Barbosa disse...

Jalusa

Gosto muito dos seus posts nesse fantástico blog. Tu escreve muito bem! Amiga se não fosse eu não saberia muita coisa sobre as Ilhas Mauricius!
Continue escrevendo sempre =)
Beijão

Unknown disse...

Jaca!!

Nunca te imaginei numa peregrinação!!!

Tô com saudades!

A prova do rio branco é domingo 08/03. Assim que passar escrevos e-mail, que agora estou estudando enlouquecidamente.

bjs