domingo, 13 de julho de 2008

Mudança de Ciclo

AVISO: este post contém informações reflexivas e não objetivas sobre pensamentos aleatórios.

Acredito que a vida das pessoas está dividida em diferentes ciclos dependendo dos acontecimentos psico-sociais que estas sofrem. Pelo menos na minha vida isto está bem claro, os ciclos não necessariamente possuem a mesma duração e seus marcos de começo e fim podem também não ser bem determinados, até porque há um período de transição, em que a pessoa se sente no limbo. É o que está acontecendo comigo agora. A última vez que mudei de ciclo foi quando sai de Santa Maria para vir pra Porto Alegre, algumas grandes mudanças que sofri foi iniciar a faculdade, morar sozinha e mais tarde com a entrada na AIESEC. Fiquei um tempo no limbo também, senti felicidade, medo, ansiedade mas no final das contas sai da minha zona de conforto, fiz novos amigos , enfrentei desafios e descobri uma cidade que hoje posso chamar de "minha".

Esta semana percebi que este ciclo chegou ao fim e estou no limbo novamente... Terminei todas as cadeiras da faculdade, quando voltar das Ilhas Maurício vou terminar a monografia, mas não necessariamente preciso estar em Porto Alegre para fazer isso. Porém a questão da mudança de ciclos está muito mais relacionada às mudanças dentro de nossa cabeça do que à posição geográfica em que nos encontramos. No momento estou deixando para trás grandes experiências e aprendizados que obtive em Porto Alegre, nos 2 anos e meio que passei na AIESEC em Porto Alegre e no Brasil, assim como todos os amigos que fiz, tanto nesta organização como na faculdade e em outros momentos aleatórios. Não significa que vou perder amigos, mas com certeza o relacionamento com estes irá mudar e outros surgirão. Também estou deixando minha casa aqui em Porto Alegre, onde morei, desde de 2005 com 6 meninas(não todas as mesmo tempo): Alejandra(Colômbia), Adriana(Costa Rica), Marie-Claude(Canadá), Carla(Portugal), Donna(Chile), Dominique(Holanda). Estas 6 oficialmente porém outros "convidados" ilustres (aspas pois muitas vezes não são convidados, simplesmente aparecem) tendem a aparecer em meu apartamento, mas a casa da "Tia Jalusa" está sempre de portas abertas e preparada para atender às necessidades de seus hóspedes. Até porque eu também sou cara-de-pau e uso e abuso de meus amigos da mesma forma...

Esta semana foi muito intensa para mim, pois além de receber a visita de pessoas incríveis da CSN 2007(grupo de presidentes da AIESEC no Brasil), Cíntia e Capitanio; a Dominique, com quem morei quase 2 anos, voltou pra Holanda hoje. É muito difícil se despedir das pessoas que gostamos e que não temos certeza de qual vai ser a próxima vez que as vamos ver, ou se iremos vê-las novamente. Porém estas pessoas possuem um espaço muito especial na minha vida e os encontros e desencontros fazem parte dos caminhos que cada um segue. Fazer o quê? C'est la vie!

Uma característica muito importante do momento limbo é a sensação de não saber o que está por vir, o que esperar de seu próximo ciclo. Claro, várias expectativas e pensamentos passam pela minha cabeça agora, mas nunca se sabe o que realmente está por vir. Uma coisa é certa: vou passar por mais um ciclo de grande amadurecimento pessoal.

Abaixo alguns momentos inesquecíveis:

Marie-Claude, Venê, Adri e eu - 2006

Ming-Tao, Igor, Fê, eu, Furaste, Amanda e Fabio- 2008

Fê, Domi, eu e Rebeca- 2007

Camilla, eu, Dado e Natasha- 2008

Cíntia, eu, Capitanio e Débora- 2008

Donna, Igor, Felipe, eu, Camila, Lubi e Fê - 2007


CSN 2007 (presidentes da AIESEC no Brasil em 2007)


Nenhum comentário: