sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gente Educada eh outra coisa!

Ok, tenho outras novidades para postar, mas vou escrever mais tarde. Agora eh comentario random mesmo!

Ontem eu estava bem feliz na fila para comprar meu "roti"(panquequinha indiana muito barata) e apareceu um mendigo que comecou a falar comigo em creole. Eu respondi para o mendigo em ingles, dizendo que eu nao sei falar creole e esperando que o cara se mandasse por causa do gap comunicativo. Mas nao foi o que aconteceu! O mendigo me respondeu muito educadamente em ingles! Nossa, eu tive que dar esmola pro cara depois dessa...

By the way, aqui nao tem tanta pobreza, mendigos e sem-tetos que nem no Brasil. Essa foi a segunda vez desde que cheguei que vi um mendigo! A maioria da populacao tem a mesma qualidade de vida, uma classe media. E a maioria tem acesso a educacao, onde eles aprendem frances, ingles e dependendo do colegio, hindi ou outras linguas indianas. O creole eh uma lingua soh falada, todas as aulas no colegio ou faculdade, todas as reunioes e programas de TV ou radio sao feitos em frances ou ingles(as vezes uma mistura dos dois...). Eh incrivel a capacidade de uso dessa orgia linguistica ao longo do dia... Enfim, o Brasil poderia aprender a como implementar um sistema educacional que realmente ensina alguma coisa e que alcanca a todos.

Nenhum comentário: