sábado, 2 de maio de 2009

Mauritian Tunes

Gostaria de dedicar este post a cena musical do pais, que eh bem interessante na minha opiniao :)

SEGA

Sega eh a musica tipica de Mauritius, de origem creole(Africana). Eh meio parecido com reggae, mas eles usam uns instrumentos diferentes. A maioria das musicas trata de problemas sociais, orignalmente foram os escravos que comecaram com este estilo. Geralmente os homens sao responsaveis por cantar e tocar os instrumentos e as mulheres dancam com vestidos tipicos para isso. Na verdade eh possivel de ver na praia, varias familias creole comecam a dancar e cantar sega aos domingos quando fazem pic nic. Aqui vai um mix das principais musicas(tem umas batidas bem parecidas com musicas brasileiras):



O cantor mais fomoso deste estilo eh o Kaya, na verdade ele ficou famoso por defender abertamente a legalizacao da maconha, o que gerou certos conflitos politicos no pais e ele acabou preso e assassinado pela policia, em 1999. A musica dele ficou bem mais conhecida apos sua morte e eh tocada ateh hoje, com cencertos em homenagem a ele.

A gente assitindo show de sega em um hotel:



ROCK

Sim, aqui tambem tem rock :) Tem uma banda local muito boa, se chama Cross Breed Supesoul, a gente foi ao show deles uma vez, a maioria das musicas sao em ingles, mas eles tem algumas em creole e em frances tambem. O show deles eh bem divertido! Aqui vai um video com a minha favorita:



ALTERNATIVO

Bom, nao consegui definir este estilo.... Menwar eh o nome do cara ele produz os proprios instrumentos que utiliza, com latas de aluminio e outros materias. Assistimos a um show dele em um evento organizado pela Amnesty International aqui. As musicas sao bem boas, diferentes mas interessantes.



INDIANO

Alem das musicas locais as pessoas aqui escutam muita musica indiana, uma das que eu mais gosto abaixo:

Nenhum comentário: