domingo, 4 de janeiro de 2009

Raio X da Experiencia

Como primeiro post do ano resolvi colocar na balanca tudo o que vivenciei ateh agora em Mauritius:


Principais Desafios

-trazer a ideia da AIESEC para uma sociedade muito tradicional;
-comecar algo do zero, conseguir passar credibilidade com a organizacao;
-lingua. O creole eh bem parecido com frances, agora jah consigo entender boa parte do que eles falam, mas nao consigo falar, ateh porque nao existe muita logica no dialeto. No comeco tambem foi dificil me fazer ser entendida por causa do meu sotaque;
-entender a cultura de trabalho daqui. O pessoal eh bem menos estressado do que no Brasil, e nao gostam de trabalhar muito nao;
-conseguir trabalhar sem muito acesso a computador e internet;
-chegar a um acordo na forma de trabalho e convivencia entre Russia, Polonia e Brasil;
-ficar longe do Brasil, da familia e dos amigos por tanto tempo;
-viver sem TV :P
-me adaptar a quase ausencia de vida noturna, com onibus parando de funcionar as 18h;

Principais Conquistas

-fazer parte do crescimento da AIESEC aqui. Os primeiros intercambios estao acontecendo e estou muito feliz com o desenvolvimento das pessoas com quem trabalho, jah dah pra ver uma grande diferenca desde que cheguei aqui. A AIESEC tambem esta comecando a ficar mais popular, na medida que mais estudantes e organizacoes a conhecem;
-melhorei meu ingles e frances e aprendi um pouquinho de creole;
-estou aprendendo muito sobre como desenvolver outras pessoas;
-jah fiz bons amigos por aqui;
-me adaptei ao estilo de vida;
-superei alguns medos como medo de altura, fazendo parasailling, hiking. E tambem estou superando minha claustrofobia com snorkeling e passeio de submarino;
-estou bronzeada! :)

O que eu nao entendo

-Por que comer abacaxi com chili???
-Pra que usar guarda-chuva pra se proteger do sol?
-Por que usar blusao em meio a um verao de 40 graus?
-Como utilizar 3 linguas diferentes ao longo do dia?(frances, ingles e creole)
-Por que as pessoas daqui nao gostam de praia?
-Por que tudo para de funcionar as 17h???

O que eu adoro

-Praias
-Montanhas
-Plantacoes de cana-de-acucar
-Lichia
-Ser preguicosa sem me sentir culpada, heheh
-Sega(musica)
-Esportes aquaticos(snorkeling, parasailling, passeios de barco)
-Kit Kat(simm, lembra que vendiam no Brasil?? Eu como todo dia aqui)
-Mistura de culturas(eh muito interessante ver um pais tao pequeno e tao diverso em religioes, linguas, costumes)
-Rum(eles produzem aqui)
-Trabalhar na AIESEC aqui :)
-pessoas no geral sao super queridas com a gente.


Check List de atividades que ainda quero fazer por aqui

-Ilot Gabriel (norte)
-Percorrer toda a Ilha de bicicleta
-Adventure Park
-Sul de Mauritius- Souffleur
-Hiking Le pouce
-Undersea Walking e Scooter
-Jogar Golf (tem varios campos de golf mega chics pela Ilha)
-Passar um dia em um SPA na beira da praia (ainda tenho que fazer o orcamento pra ver se vou realmente realizar...)
-Ir a um show de Sega
-Water Ski
-Acampar e fazer churrasco na praia.

3 comentários:

Capitanio disse...

Como seria um churrasco de uma vegetariana? Churrasco de Brócolis?
Mmm... Delícia... ou então talvez uma nova modalidade de abacaxi grelhado com Chilli...

Bjs

Paulo F. Perizzolo disse...

Jalusa!!

Vou acompanhar voce e tuas aventuras por aqui, entao! Que lindo este lugar! Muito lindo!

Parabens pelas tuas conquistas! Comecar @ do zero deve ser hard level...

Reserva um TN pra mim ali!! Prometo que continuo fazendo a coisa crescer... No bom sentido!

Beijao!
Saudade!

Paulo F. Perizzolo disse...

Jalusa!

Vou acompanha-la por aqui, entao! Que lindo este lugar! Lindo mesmo!
Parabens pelas tuas conquistas, comecar a @ do zero deve ser hard level!

Tenha um bom ano!

Beijos.