Mesmo para quem não é da AIESEC, o post é interessante visto que a Conferência foi uma experiência incrível muito mais para minha vida do que para o trabalho da AIESEC em si.
Os Números:
12 dias de conferência
mais de 600 delegados
representando mais de 100 países
55 pessoas no comitê organizador
8 festas
Esta é a principal conferência da AIESEC, onde se reunem as principais lideranças da AIESEC em todo o mundo. Dá pra imaginar o quão louco é conversar com pelo menos 10 pessoas de diferentes países por dia ou ver meninas usando véu junto com outras de mini-saia. Apesar de todas as diferenças, todos falam a mesma lígua e discutem sobre como melhorar a AIESEC em suas realidades locais ou qual é o impacto que cada um quer causar no mundo. A agenda inclui desde estratégias de crescimento da organização até seminários sobre desenvolvimento de liderança.
Uma parte muito interessante do congresso foi o Alumni Congress(alumni = ex-membros da AIESEC), durante estes dias as sessões baseavam-se mais em reflexões sobre sustentabilidade, que era o tema da conferência, e desenvolvimento de liderança. Nestes dias foi possível interagir com vários alumni, entender qual foi a importância da AIESEC na vida deles e onde eles chegaram hoje. Para mim o mais incrível foi poder ter conversado com um dos fundadores da AIESEC há 60 anos atrás, e entender a realidade da época e os objetivos da organização para a sociedade.
Além dos alumni, diversos parceiros da AIESEC estiveram presentes na conferência; participando como palestrantes e também delegados, interagindo com os membros diretamente, até nas festas, heheh. Dentre eles estavam: Inbev, ING, Artemisia, Ashoka, Alcatel-Lucent, DHL, TCS, PWC. Deu pra ter uma visão de dentro das organizações sobre quais são as características necessárias para ingressar no mercado de trabalho hoje e os diferenciais que a pessoa deve ter.
Apesar de todos os treinamentos, sessões, reflexões, o ponto alto do congresso é a possibilidade de networking. Durante estes poucos dias a sua rede de contatos se expande absurdamente e se conhece pessoas dos lugares mais inimagináveis do mundo. CONECTAR é o principal objetivo desta conferência, pois ao longo do ano estaremos trabalhando com estas pessoas virtualmente, assim é muito importante criar uma ligação. Durante a conferência os delegados que representam os países da AIESEC estabelecem diversas cooperações para facilitar o intercâmbio entre si, assim durante boa parte de meu "tempo livre" eu estava na verdade ocupada em reuniões com países como Bélgica, Kenya, Marrocos, França, Tunísia, Malásia, Indonésia, India, China.... Com certeza a conferência foi muito proveitosa para estabelecer contatos para começar grandes parcerias, seja dentro da AIESEC seja para a vida, uma vez que pude conversar com várias pessoas muito importantes para meu futuro.
E por fim, mas não menos importante, a gente se divertiu muito também :) Afinal, são 600 pessoas na faixa etária de 23 anos... Work Hard, Play Harder! Cada festa representava uma região do mundo, com direito a bebidas e músicas típicas. Realmente estava muito divertido e o networking continuou durante a noite também, hehehe. Durante o primeiro dia da conferência teve um evento abrto ao público, o Global Village, em que cada nação teve um espaço para mostrar sua cultura(com comidas, danças, fotos, roupas). Eu fui representando as Ilhas Maurício junto com a russa que irá trabalhar comigo :)
Enfim, o congresso foi fantástico!
Amanhã estou indo pras Ilhas Maurício, então aguardem notícias!
*fotos serão postadas em breve!
Um comentário:
escreve sobre a Ilha!! to curiosa, como é tudo por aí??
bjo!
Débora
Postar um comentário